top of page
Buscar

Já leu para o seu filho hoje?


Nos dias atuais é comum ver as crianças em seus momentos de lazer jogando video-games, brincando com tablets e celulares em diversas atividades on-line. O avanço tecnológico facilitou o acesso à diversos equipamentos eletrônicos e a bilhões de informações em segundos, sendo incontestável a utilidade da tecnologia no desenvolvimento da sociedade.



Mas a cultura tecnológica vem aos poucos monopolizando as atividades de lazer, nos fazendo inclusive esquecer do valor que um livro possui como instrumento de entretenimento para nós e para as crianças.



Vamos fazer um teste!


Quantos livros você leu ano passado? Um.. dois..? Difícil dizer, não é mesmo?


Agora quantas experiências de leitura ou contação de histórias você propôs ao seu filho?


A falta do hábito da leitura influencia a vida escolar e acadêmica do seu filho no futuro. Para termos uma idéia da necessidade de tornar a leitura um hábito diário, dados de um estudo realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), revela que os estudantes brasileiros vão demorar mais de 260 anos (Isso mesmo!!) para atingir a capacidade de leitura dos alunos dos países ricos.



É bem verdade que o estudo leva em consideração alguns outros aspectos para essa análise, que vão de políticas públicas voltadas para o apoio à educação até a nutrição adequada para os alunos e mobilização da comunidade. Mesmo assim, mostra o abismo se compararmos a proficiência dos alunos dos países desenvolvidos.


Para mudarmos esse quadro o incentivo deve vir desde cedo, a contação de histórias transformada em uma rotina, auxilia no aumento da capacidade de concentração, estimula a criatividade e imaginação, além de contribuir para o desenvolvimento do vocabulário das crianças e isso até mesmo antes da alfabetização.


A infância é a fase na qual os hábitos começam a ser moldados e as crianças vêem você como exemplo. Perceba no processo de crescimento, elas absorvem todas as informações a sua volta e assim, formam a sua personalidade. Manter uma rotina diária de leitura, apresentar livros como forma de entretenimento, contar e ler histórias irá despertar o interesse de seus filhos pela leitura.



Aos iniciantes o ideal são livros com uma didática mais simples e bem ilustrados, Com o passar do tempo e de acordo com o nível de desenvolvimento aos poucos seu mundo literário pode ser incrementado, histórias em quadrinhos são perfeitas e caem facilmente no gosto das crianças.



Permita o fácil acesso aos livros, crie um cantinho da leitura. No início elas vão folhear, se encantar com as ilustrações, criar suas próprias histórias e com a sua ajuda, identificarão as letras, formarão as primeiras palavras e não se espantem, pois logo estarão contando a história daquele livro que você deu de presente.



Enfim, separe uns minutos do seu dia para relaxar ao lado do seu filho e porque não, ler um livro? Conte histórias e descubra você mesmo os benefícios de uma boa leitura. Tenho certeza que será uma agradável experiência em família. Lembre-se:que o amor que o seu filho pode ter pela leitura depende de você!

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page